Governo vai liberar Saque Extraordinário do FGTS em 2024? Confira o que se sabe

O Saque Extraordinário de 2024, relacionado ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é uma questão que gera bastante expectativa aos trabalhadores brasileiros. Este recurso foi liberado em algumas ocasiões anteriores, nos períodos em que o governo identificou uma situação de grande necessidade financeira no país, como no ano de 2020, em meio à pandemia de Covid-19.

Até o momento, não há confirmação por parte do governo federal sobre a liberação do Saque Extraordinário do FGTS para o ano de 2024. Esta liberação depende, majoritariamente, da situação financeira do país; portanto, a medida só costuma ser adotada em momentos de grande dificuldade financeira da população.

Quem teve direito ao Saque Extraordinário do FGTS?

Quando liberado, o Saque Extraordinário do FGTS está disponível para todos os trabalhadores que possuem saldo em contas ativas ou inativas do FGTS. O último saque extraordinário, realizado em 2022, possibilitou que cada trabalhador recebesse até R$ 1.000 de seu saldo do FGTS, valor este que era depositado automaticamente na poupança social digital do trabalhador.

Saque do FGTS 2024: quais são as alternativas?

Mesmo sem a confirmação do Saque Extraordinário, os trabalhadores possuem opções para retirada de seus saldos do FGTS, tais como: demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves (quer seja do titular da conta ou de seus dependentes), fim de contrato de trabalho, entre outras condições.

Como funciona o Saque Emergencial do FGTS?

O Saque Emergencial do FGTS, que não deve ser confundido com o Saque Extraordinário, é liberado em situações específicas, tais como em casos de calamidade pública decretados por estados ou municípios. Ao contrário do Extraordinário, esta opção não depende de uma ação do governo federal, e sim da situação local.

Saque-Aniversário 

Outra alternativa é a modalidade Saque-Aniversário, que permite que o trabalhador retire uma parte do seu saldo anualmente, no mês de seu aniversário. Esta modalidade é opcional e oferece ao trabalhador maior liberdade para utilizar o saldo do FGTS.

 Já a Antecipação Saque-Aniversário trata-se de um tipo de empréstimo vinculado ao Saque-Aniversário, que permite que o trabalhador receba antecipadamente e de uma só vez, algumas parcelas anuais do saque permitido nesta modalidade. Por fim, é importante ressaltar que todas as informações a respeito do Saque Extraordinário são divulgadas pela Caixa Econômica Federal, através de seu site oficial. Desta forma, é sempre importante estar atento às novas informações para poder se planejar financeiramente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.