Seguradora aponta Brasil no Top 15 países mais seguros para viajar em 2024; veja a lista completa

O mundo está constantemente mudando e essas transformações afetam diretamente a nossa percepção de segurança. Com a guerra entre Israel e Hamas e a situação em outros locais no Oriente Médio, os viajantes estão cada vez mais atentos ao quadro global para escolher os próximos destinos. Pensando nisso, a Berkshire Hathaway Travel Protection publica anualmente um relatório que destaca os países e cidades mais seguros para viajar, considerando diversos aspectos, desde a ausência de terrorismo até a proteção em face de eventos climáticos extremos.

Este ano, no topo da lista de países mais seguros figuram Canadá, Suíça e Noruega, enquanto as cidades mais seguras são Honolulu (Havaí), Montreal (Canadá) e Reykjavik (Islândia). Tradicionalmente, países escandinavos, do norte da Europa, Austrália e Nova Zelândia dominam o ranking. Contudo, em uma reviravolta positiva, nações asiáticas e sul-americanas ganham destaque em 2024.

Como o Brasil figura nesta lista?

O Brasil, por exemplo, subiu impressionantes 27 posições desde o ano passado, alcançando agora um lugar no top 15. Essa ascensão sinaliza progressos significativos no país em termos de segurança. Claro, segurança é uma percepção multifacetada, que engloba diversos elementos, inclusive, destinos com uma infraestrutura eficiente para prevenir acidentes e um ambiente que seja acolhedor para viajantes de todas as origens e grupos sub-representados, como a comunidade LGBTQIA+.

Quais são os critérios de avaliação?

Para a montagem da lista, a Berkshire Hathaway utiliza uma metodologia robusta. O processo envolve entrevistar viajantes que visitaram os países classificados nos últimos cinco anos e cruzar essas informações com dados de fontes externas. Entre estas, destacam-se o Índice Global de Paz e o GeoSure Global, que avaliam os países e suas principais cidades considerando uma série de fatores. Alguns deles são a segurança das mulheres, roubos, liberdades básicas, saúde e aspectos médicos.

Um ponto importante a se destacar é que o relatório da Berkshire Hathaway é “preditivo”. Isso significa que não considera a ocorrência de desastres naturais, como os milhares de pequenos terremotos que estremeceram a Islândia nas últimas semanas. Por isso, mesmo que um país figure como seguro, os viajantes devem sempre acompanhar as notícias e se informar sobre a situação atual de seu destino antes de arrumar as malas.

Top 15 completo

  1. Canadá, na América do Norte
  2. Suíça, na Europa
  3. Noruega, na Europa
  4. Irlanda, na Europa
  5. Países Baixos, na Europa
  6. Reino Unido, na Europa
  7. Portugal, na Europa
  8. Dinamarca, na Europa
  9. Islândia, na Europa
  10. Austrália, na Oceania
  11. Nova Zelândia, na Europa
  12. Japão, na Ásia
  13. França, na Europa
  14. Espanha, na Europa
  15. Brasil, na América do Sul

Fonte: Forbes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.