MDS libera consulta do Bolsa Família de JULHO: saiba quando você recebe

Os beneficiários do Bolsa Família estão se organizando para o próximo período de pagamentos, com início programado para 18 de julho deste ano, conforme divulgado pelo Governo Federal. O calendário de pagamentos continuará seguindo a ordem tradicional, determinada pelo último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.

Mensalmente, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realiza uma avaliação para a adição de novas famílias ao programa, desde que cumpram os requisitos do Cadastro Único. A confirmação da elegibilidade é notificada através do envio de um cartão para o endereço registrado no CadÚnico ou pelo aplicativo oficial do programa.

Famílias que ainda não recebem o Bolsa Família têm a oportunidade de se cadastrar no Cadastro Único e participar do processo seletivo para o programa. É essencial que essas famílias estejam bem informadas sobre as diretrizes e os prazos estipulados, assegurando a conclusão adequada de todas as etapas da inscrição.

Veja também: Veja como receber 3 vezes mais no Bolsa Família de junho com este truque

Calendário de Julho

Em julho, os residentes de outras 13 cidades receberão antecipadamente suas parcelas do Bolsa Família, conforme comunicado pelo Governo Federal por meio da Portaria nº 2.146, datada de 18 de junho de 2024. Para os beneficiários do Bolsa Família nessas localidades, o pagamento será efetuado no início do ciclo de pagamentos de julho, sem levar em conta o último dígito do NIS.

Os demais beneficiários seguirão o calendário regular de pagamento, conforme descrito a seguir:

  • Final do NIS 1: 18/07 (Quinta-feira)
  • Final do NIS 2: 19/07 (Sexta-feira)
  • Final do NIS 3: 22/07 (Segunda-feira)
  • Final do NIS 4: 23/07 (Terça-feira)
  • Final do NIS 5: 24/07 (Quarta-feira)
  • Final do NIS 6: 25/07 (Quinta-feira)
  • Final do NIS 7: 26/07 (Sexta-feira)
  • Final do NIS 8: 29/07 (Segunda-feira)
  • Final do NIS 9: 30/07 (Terça-feira)
  • Final do NIS 0: 31/07 (Quarta-feira)

Consulta do Bolsa Família

A atualização das informações sobre os pagamentos e o status cadastral estará acessível alguns dias antes do início do calendário de pagamentos. Normalmente, essa consulta pode ser realizada na semana que precede o início dos pagamentos em todo o território nacional. Existem três formas principais para os beneficiários acessarem as informações relacionadas ao Bolsa Família:

  1. Aplicativo Oficial do Programa: Disponível para dispositivos móveis com Android e iOS. Permite login para consulta de informações como calendário de pagamentos, saldo disponível, valor da parcela atual e complementos financeiros baseados na composição familiar dos beneficiários.
  2. Plataforma Caixa Tem: Além de consultar informações do Bolsa Família, os beneficiários podem realizar diversas transações. Permite movimentação dos recursos pela conta social digital, incluindo transferências via Pix e emissão de cartões virtuais de débito.
  3. Central de Atendimento do MDS: Acesso pelo telefone 121, com ligações gratuitas. Oferece suporte para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre o programa Bolsa Família, garantindo um atendimento eficiente e acessível a todos os beneficiários.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.