INSS: 13º salário de aposentados e pensionistas tem mudanças aprovadas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trará uma importante novidade para aposentados e pensionistas em 2024. A instituição planeja antecipar o pagamento do 13º salário para o primeiro semestre do ano. 

Originalmente implementada durante a pandemia de Covid-19 para estimular a economia, a medida tem sido considerada para continuidade. Tendo em vista o aquecimento da economia e o suporte financeiro adicional aos beneficiários, a alteração no calendário de pagamentos promete efeitos significativos para milhões de brasileiros.

Entenda a antecipação do 13º salário em 2024

Tradicionalmente, o 13º salário é pago em duas parcelas, nos meses de agosto e novembro. Mas, com a antecipação, o INSS pretende realizar esses pagamentos no primeiro semestre de 2024. A medida, que afeta todos os aposentados e pensionistas, deve ter grande impacto na economia brasileira.

Como é calculado o valor e quem tem direito?

O valor do 13º salário do INSS varia de acordo com o tempo de contribuição e o salário de benefício de cada segurado. Os novos beneficiários, quem começou a receber pagamentos do INSS após o início do ano, têm o valor do 13º proporcional. 

É válido lembrar que apenas segurados e dependentes da Previdência Social com direito a auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão são elegíveis para receber o 13º. Benefícios assistenciais não estão inclusos.

Calendário de pagamento

A primeira e a segunda parcelas serão pagas nos meses de abril e maio, respectivamente, de acordo com o calendário estabelecido pelo INSS. As datas de liberação são definidas conforme o número final do benefício. 

Essa estrutura de pagamento foi implantada em 2020, em resposta à crise sanitária, com o intuito de apoiar financeiramente os idosos, considerados grupo de risco.

Consulta e segurança do 13º

Para consultar os valores do 13º salário, os beneficiários podem recorrer ao número final do cartão de benefício, o telefone 135, ou ainda o site e aplicativo Meu INSS. No app, é necessário login e senha para ter acesso a informações detalhadas sobre os pagamentos.

Entender as mudanças do calendário de pagamento do 13º salário é fundamental para a organização financeira dos beneficiários. Temos que aguardar as atualizações do INSS para confirmação das datas e impactos dessa medida.

2 Comentários
  1. […] Veja também: INSS: 13º salário de aposentados e pensionistas tem mudanças aprovadas […]

  2. […] Veja também: INSS: 13º salário de aposentados e pensionistas tem mudanças aprovadas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.