Caixa seleciona grupo para receber Saque-Aniversário em março; veja

O governo anunciou recentemente o calendário para o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o ano de 2024. A liberação dos recursos vai ocorrer conforme o mês de nascimento do trabalhador. Neste mês, os nascidos em março poderão realizar o saque entre os dia 1 de março a 31 de maio.

Entenda melhor sobre o Saque-Aniversário do FGTS

Em seu formato atual, o saque-aniversário permite que aqueles trabalhadores que optaram por esta modalidade possam fazer a retirada de uma parcela dos seus recursos do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. Caso ocorra uma demissão, eles têm acesso apenas à indenização rescisória.

Saque-Aniversário oferece mais opções para o trabalhador

A iniciativa do Ministério do Trabalho tem como objetivo oferecer aos trabalhadores que escolheram o saque-aniversário a oportunidade de retirar o saldo total de suas contas, não ficando restritos à indenização rescisória. Essa opção busca trazer mais liberdade para o trabalhador administrar seus recursos de acordo com as suas necessidades pessoais.

Como funciona o Saque-Aniversário?

Na prática, o saque-aniversário funciona da seguinte maneira: Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário não terá direito de retirar o montante total que tem no FGTS, como é permitido aos que não aderiram a essa modalidade. Neste caso, eles receberão a multa de 40% sobre o valor depositado pela empresa. Para o saque anual, o valor a ser retirado vai depender do saldo das contas. 

Quanto maior o saldo, menor o percentual que o trabalhador poderá sacar. O saque-aniversário não é obrigatório. Se o trabalhador não comunicar à Caixa a opção por essa modalidade, ele será automaticamente enquadrado na regra do saque-rescisão. 

Lembrando que a adesão ao saque-aniversário é opcional e os interessados devem informar a Caixa a respeito dessa opção. O trabalhador pode voltar atrás e optar pelo saque-rescisão, mas nesse caso, terá que aguardar 24 meses para a mudança valer. Portanto, é uma decisão que deve ser tomada com cautela.

Organize-se para o saque!

Para os trabalhadores que escolherem a opção do saque-aniversário, é importante se organizar financeiramente para utilizar essa parcela da melhor forma possível. O planejamento financeiro é uma ferramenta importante para garantir um futuro tranquilo e evitar dívidas. Se possível, busque a ajuda de um profissional para te auxiliar a gerir melhor seus recursos financeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.